top of page

O Melasma tem cura?

  • Foto do escritor: Silvia Gusman
    Silvia Gusman
  • 14 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura

De forma muito simplista o melasma são aquelas manchas amarronzadas que aparecem na pele, mais comumente no rosto, podendo ocorrer também no colo, braços e até nas costas, mais comum em mulheres com fototipos 3 , 4 e 5 mas também pode ocorrer em homens, Escuras e irregulares, elas costumam causar incômodo em muita gente por motivos estéticos. Existem também diversas dúvidas recorrentes sobre esse distúrbio da pele. Todas as pessoas tem uma célula chamada melanócito, que é responsável por produzir a melanina. A melanina por sua vez tem um papel vital na proteção da nossa pele contra o sol, além de garantir a cor da nossa pele. O melasma e a melanina estão intimamente ligados, já que as manchas, que geralmente aparecem na região do rosto, são causadas pelo excesso de melanina na pele, o que provoca a tonalidade mais escura. Logo, o melasma é uma condição clínica categorizada como hipermelanose, ou seja ele ocorre quando há um depósito aumentado de melanina na pele. Ainda não é possível precisar a causa específica dessa superprodução de melanina, mas os principais fatores relacionados são a exposição frequente ao sol, de maneira descuidada sem proteção necessária, e mudanças hormonais, especialmente na gravidez. A predisposição genética e o aparecimento de certas doenças, fatores psico-socias etc , também interferem consideravelmente.

Quais são os tratamentos para Melasma?

Existem várias opções para o tratamento do melasma. Todo e qualquer tipo de tratamento deve ser acompanhado por um profissional capacitado da área de Estética, Dermato Funcional ou Dermatologia. Eu, Silvia Gusman, sou Formada em Fisioterapia com especialização em Dermato Funcional e Estética e atuo na Area de Estética Avançada em Presidente Prudente há mais de 23 anos, e minha experiência diz que o melasma pode sim ser controlado e amenizado. Há casos e casos, por isso uma avaliação presencial do cliente é sempre necessária, mas na maioria dos casos os tratamentos a seguir causam um efeito muito positivo no controle: - Tratamento com Laser - Cremes de melasma: o tratamento com cremes é o carro chefe entre as opções contra o melasma, Atualmente com o avanço da tecnologia, utilizamos produtos para Melasmas com fatores de crescimento nanocapsulados normalmente aliados aos procedimentos. - Peellings: peelings são procedimentos químicos que desgastam a pele, promovendo sua renovação, o que traz uma pele mais jovem, firme e com coloração mais uniforme, ou seja, o que pode fazer com que as manchas do melasma sejam amenizadas. Peelings muito agressivos, porém, podem gerar um "efeito rebote", piorando muitas vezes o quadro do melasma e alguns tipos de ácidos podem causar manchas acrômicas. Precisa-se tomar muito cuidado com esse tipo de tratamento para melasma. - Microagulhamento: O microagulhamento (indução percutânea de colágeno) é uma técnica que utiliza um aparelho manual, um rolo, com várias microagulhas que possuem diferentes tamanhos, podendo variar de 0,25mm até 3,0mm, estas se inserem na pele ajudando na produção de colágeno – sem que provoque a desepitelização total da pele, diferente de ácidos. - Jato de Plasma: A descarga de Plasma, permite restaurar o potencial elétrico original da célula, aumentando a hidratação celular e deixando a pele mais firme, e a redução das manchas.

Melasma tem cura?

Com mais de 20 anos na área de estética facial e corporal em Presidente Prudente, não acredito em cura total para Melasma e sim em cuidados preventivos, reparadores que amenizaram e controlaram o quadro. O ideal seria um tratamento multidisciplinar com profissionais como dermatologistas, fisioterapeutas com especialização em dermato funcional e ou esteticistas com especialização. Lembrando que é importantíssimo que o profissional escolhido tenha experiência e conhecimento de ponta para te ajudar a definir a melhor maneira de tratar seu caso individualmente.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 Silvia Gusman. Version 2 - Direitos Reservados ao grupo CEAPRO & Silvia Gusman

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page